Bomba de Rosca
Descrição
Equipamento utilizado no transporte pneumático para produtos a granel abrasivos como cimento, calcário, pó de carvão, cal, cinza volante, farinha crua entre outros (sob consulta) em aplicações extremas e de fase diluída com baixa pulsação com capacidades acima de 150 m³/h.
Características
Fabricada em ferro fundido, atende diferentes tamanhos com capacidades de até 150 m³/h.
Apresenta rosca interna que desempenha um efeito auto selante impedindo o contra fluxo de ar na alimentação do equipamento, a rosca pode ser revestida de metal duro para trabalhar com materiais de alta abrasão.
O sistema de selagem do eixo com a carcaça é feito através de selo pneumático. A carcaça é provida de bucha de desgaste e seu cabeçote misturador possui peças e pode ser montado em diferentes ângulos de acordo com o layout da tubulação.
Equipada com quadro de manômetros para medição dos níveis de pressão no selo pneumático, na linha de ar e de transporte, acionada diretamente por motor através de acoplamento, com versão a prova de choque (opcional).
Benefícios
-
Disponível em diversos tamanhos para atender a demanda necessária;
-
Fácil adaptação na montagem do equipamento;
-
Durabilidade comprovada com produtos abrasivos;
-
Regularidade e confiabilidade no processo;
-
Sistema de vedação de vida útil prolongada;
-
Baixo custo de manutenção;
-
Excelente custo-benefício;
-
Sistema econômico de acionamento livre de correias, polias ou engrenagens;
-
Impede contra fluxo de ar na alimentação de produto no equipamento;
-
Equipamento seguro que garante a integridade física da instalação e das pessoas.
Princípios de Funcionamento
Para alimentação da bomba, normalmente se coloca uma moega sobre o bocal de admissão e, eventualmente, em função de materiais com peso específico aparente extremamente baixo, são utilizadas válvulas rotativas. O material que entra na bomba é levado por uma rosca até uma câmara de mistura, onde um jato de ar arrasta o material para a linha de transporte. O ar de transporte é introduzido através de um ejetor. Em geral o ar comprimido para transporte é fornecido por compressores e, dependendo das características do sistema e do material de transporte, pode ser utilizado sopradores tipo roots.