Calhas de Transporte
Descrição
Equipamento que utiliza de fluidização para o transporte de materiais secos (granel ou pó), proporcionando um transporte econômico e de alta qualidade.
A calha de transporte é o sistema de transporte pneumático mais econômico para o transporte de produtos secos, de boa fluidez e baixa granulometria.
Princípios de Funcionamento
A seleção da tela de fluidização é em função da temperatura do produto, isto é, até temperaturas de 120ºC, é utilizado tela de poliéster e acima desta temperatura até 300ºC é a tela de Aramid-Nomex.
A calha de transporte requer instalação com inclinação horizontal de 4 a 10 graus, aproveitando a força gravitacional para propelir o material sólido fluidizado.
A câmara-de-ar (inferior) é fluidizada com ar de baixa pressão através da utilização de um ventilador centrifugo. O ar passa através da tela de fluidização e envolve o produto, dando assim uma propriedade similar a um liquido. A utilização do ventilador centrifugo deve-se ao fato do ar ser isento de óleo e limpo.
Composição
A calha de transporte é composta de três componentes:
-
Câmara-de-ar (parte inferior);
-
Tela de fluidização;
-
Câmara de transporte (parte superior).
Características
As calhas de transporte são utilizadas normalmente na extração de filtros de mangas, extração de precipitados eletrostáticos, transferência ou alimentação de silos ou moegas e alimentação de silos com sistemas anti-segregação.
Os produtos mais comuns transportados pela calha de transporte são: cimento, farinha, escória, alumina, minério de níquel, pó de níquel calcinado, pó de sínter, pó de carvão entre tantos outros. A calha de transporte é um sistema eficiente, sem desgaste, com custo operacional baixo e baixo consumo de energia. Para saber mais sobre nossa calha de transporte, clique aqui