Zeppelin instala silos e transporte pneumático para planta de processamento de plásticos
01/08/2013
Na implantação de uma planta de processamento de plásticos no Brasil, a Zeppelin entregou recentemente, para a integração do projeto total, os seguintes equipamentos:
• Silos para armazenagem de resinas plásticas estaciónários apoiados sobre células de carga permitindo com exatidão o monitoramento da quantidade de matéria-prima disponível nos silos.
Estes silos são totalmente soldados para garantir total estanqueidade entre o meio externo e interno.
O conceito de armazenar matérias primas em silos é cada vez mais presente nas plantas fabris.
O motivo é o grande ganho que o responsável pelo projeto obtém ao migrar de um conceito de big bags ou sacos, que geram desperdícios e/ou contaminação de matérias primas, grandes custos logísticos com empilhadeiras e mão-de-obra para manuseio, além da necessidade de área coberta para armazenagem maior, cujos custos são bem superiores quando comparados à pequena área externa necessária para a instalação de silos de armazenagem.
• Sistemas de transporte pneumático oferecem total automação da logística de movimentação das matérias primas a granel sólidas de um ponto A até B na planta de transformação de plásticos.
Este conceito proporciona o transporte dos sólidos com segurança, de maneira totalmente estanque, e a garantia de não gerar desperdício ou contaminação da matéria prima do cliente.
O sistema inclui também um sistema de resfriamento do ar de transporte por meio de um trocador de calor tipo ar/ar para não submeter a matéria-prima ao aquecimento, mantendo com isso a integridade dela.
A Zeppelin tem orgulho de ter participado deste importante projeto industrial.
Sempre que precisar de estocagem e movimentação de produtos a granel, não hesite em contatar os engenheiros de aplicação da Zeppelin.
Ricardo Borges dos Santos
Diretor