Resina Termoplástica
As resinas sintéticas são polímeros, entre as quais existem resinas termofixas e termoplásticas.
A resina termoplástica é um polímero artificial que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser moldado.
A matéria prima dos plásticos é o petróleo, da qual a fração nafta é fornecida para centrais petroquímicas. Como os compósitos possuem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los a través de um processo conhecido como "destilação" ou "craqueamento".
Após uma série de processos se obtém os principais monômeros, como por exemplo, o eteno.
O eteno também pode ser obtido de matérias primas renováveis, como por exemplo, da cana de açúcar. É o chamado "eteno verde" que proporciona os biopolímeros.
Diferentes tipos de resinas termoplásticas são:
- PET - Tereftalato de polietileno;
- PEAD - Polietileno de alta densidade;
- PEBD - Polietileno de baixa densidade;
- PP - Polipropileno;
- PVC - Cloretos de polivinila;
- ABS - Acrilonitrila butadieno estireno;
- PA - Poliamida;
- PC - Policarbonato;
- PELBD - Polietileno linear de baixa densidade;
- EVA - Poliacetato de etileno vinil;
- PTA - Ácido tereftálico purificado;
- PS - Poliestireno.
Os pellets obtidos dos diferentes produtos são transferidos nas empresas petroquímicas por sistemas de transporte pneumático, mescladas em silos de homogeneização ou estocadas em silos antes de serem despachados para os processadores de plásticos.
O despacho pode ser do produto embalado em sacos, BigBags, contêineres com "liner" interno ou caminhões tanque basculantes.
Para todas estas alternativas de transporte pneumático, estocagem, homogeneização, carregamento e descarregamento (Bulktilter®), entre outros Zeppelin System Latin America tem as melhores soluções para os diversos tipos de produtos e necessidades.