História da Empresa no Brasil
Quem Somos
De fabricante local de tanques à empresa de engenharia internacional
Todos conhecem a história dos dirigíveis do Conde Zeppelin, que levam seu nome. Os voos históricos bem como a tragédia do Hindenburg ficarão para sempre na memória das pessoas.
2004
A partir de 2004, o grupo Zeppelin GmbH incorporou uma série de empresas de porte alemãs, ampliando suas áreas de atuação. Recentemente, para unificar as empresas do grupo e facilitar o reconhecimento da presença corporativa, suas razões sociais foram todas alteradas para Zeppelin, de maneira que a subsidiária brasileira mudou sua razão social para:
-
Zeppelin Systems Latin America Equip. Ind. Ltda.
O nome Zeppelin é sinônimo de espírito inovador e tecnologia.
1998
Em janeiro de 1998 a empresa foi adquirida pelo grupo industrial alemão Zeppelin, cuja experiência no campo de manuseio e armazenagem de materiais a granel data de mais de 50 anos, mudando sua razão social para JMB Zeppelin.
Zeppelin GmbH é sucessora direta da empresa fundada em 1908 pelo Conde Zeppelin. Após a era dos dirigíveis, o grupo desenvolveu-se na moderna indústria de hoje, oferecendo diversos produtos para vários segmentos do mercado.
1976
Em 1976 foi fundada a Johannes Möller do Brasil (JMB)
Fundada sob o nome de Johannes Möller do Brasil (JMB) a história da JMB Zeppelin teve início em 1976.
Criada como subsidiária da Johannes Möller Hamburg da Alemanha, a empresa atendeu o mercado brasileiro oferecendo sistemas de movimentação, de transporte pneumático e ensilagem de produtos granulados e em pó para a indústria química, petroquímica, de cimento e minerais, oferecendo componentes, sistemas e projetos completos.
Nossa Planta
Zeppelin como sinônimo de qualidade
Os altos padrões de qualidade sempre foram destaque na Zeppelin. Hoje o programa inclui descarregamento, armazenamento, transporte pneumático em fase diluída, duna e densa, separação de partículas, classificação de material, homogeneização, esfriamento, aquecimento, dosagem, pesagem e injeção de materiais a granel bem como unidades de despoeiramento (coletores de pó).
Os projetos são feitos de acordo às necessidades de cada caso, sejam projetos de plantas novas ou modernização de plantas existentes. Entregam-se plantas completas incluindo controles elétricos ou sistemas individuais bem como componentes individuais para o manuseio de produtos a granel.
De fabricante local de tanques à empresa de engenharia internacional
Todos conhecem a história dos dirigíveis do Conde Zeppelin, que levam seu nome. Os voos históricos bem como a tragédia do Himdenburg que sempre ficará na memória das pessoas.
Mudança transformada em oportunidade
A história da grande companhia aérea esta intimamente ligada a história da Zeppelin Systems GmbH, pois da queda de uma surgiu ascensão da outra.
Em 1947 a administração da aliança militar ordenou o desmantelamento e fechamento forçado do grupo de aviação. Sem planta fabril, o fim da organização Zeppelin parecia inevitável. No entanto, render-se não era uma opção para os orgulhosos colaboradores da Zeppelin. A empresa focalizou a riqueza do seu know-how acumulado durante a produção dos dirigíveis. Grandes obras primas tinham sido realizadas, especialmente baseadas na tecnologia de processamento de alumínio. Portanto, foi fundada a empresa Metallwerke Friedrichshafen GmbH e o novo começo foi feito com a produção de estruturas leves e grandes tanques para a indústria química.
Exploração de oportunidades de crescimento
O sucesso não demorou em chegar. Os silos da Zeppelin tiveram excelente reputação no mercado. Nos anos seguintes o portfólio foi ampliado, incluindo componentes chave para o manuseio de produtos a granel. Gradualmente a empresa se tornou especialista em armazenagem, transporte, mistura, dosagem e pesagem de materiais de alto valor agregado.
Subsidiárias foram fundadas na Bélgica, Itália, Índia, Singapura, Estados Unidos, Brasil, Arábia Saudita, Coréia do Sul e China. As áreas de negócios da empresa foram substancialmente ampliadas no começo do novo milênio através de alianças estratégicas e aquisições.
Plantas de polímeros, processadores de plásticos & plantas de borracha, tecnologia alimentícia, processamento de líquidos e tecnologia de mistura são conduzidos pelos setores industriais, nos quais "nos sentimos em casa". Atualmente Zeppelin é líder mundial em instalações industriais para o manuseio de materiais de alta qualidade.
2020
Aquisição
PON Suécia e Dinamarca (incluindo Groenlândia) e os Contratantes da Marinha do Báltico (BMC)
Fundado
Unidade de Negócios Estratégica: Maquinário de Construção Países Nórdicos
Restruturação
Reestruturação das áreas operacionais em seis unidades estratégicas de negócios (SBU):
-
Maquinário de Construção Europa Central;
-
Máquinas de Construção Países Nórdicos;
-
Máquinas de Construção Eurásia;
-
Aluguéis;
-
Power Systems(Motores e Geradores);
-
Gestão Estratégica Central: Zeppelin Digit
2017
Fusão
da Zeppelin Rental GmbH & Co. KG e Zeppelin Streif Baulogistik GmbH para formar a Zeppelin Rental GmbH e fusão da Zeppelin Streif Baulogistik Österreich GmbH com Zeppelin Rental Österreich GmbH & Co. KG
2014
Aquisição
Blohm + Voss Inspection Service GmbH (BIS) e a maior parte da subsidiária da HOCHTIEF Streif Baulogistik.
Fundado
-
Zeppelin Streif Baulogistik GmbH
-
Klickrent GmbH
2018
Aquisição
Baustellen-Verkehrs-Technik GmbH
2013
Aquisição
A Zeppelin assume as vendas e serviços de equipamentos de mineração da Caterpillar Global Mining LLC em todas as áreas de vendas da Caterpillar
2012
Estabelecida
Zeppelin Power Systems Russia LLC
Aquisição
Da KOKEISL, empresa de tecnologia em dosagem, pela Zeppelin, acrescentou experiência na área de dosagem.
2011
Aquisição
GSL Gerätevermietung, Service, Logisitik GmbH
2010
Reestruturação das áreas operacionais em cinco unidades estratégicas de negócios (SBU)
-
Maquinaria de construção UE
-
Maquinaria de construção CIS
-
Aluguel
-
Power Systems
-
Plant Engineering
Aquisição
Berndt Verkehrstechnik GmbH
Fundado
Zeppelin Systems Shanghai
O desenvolvimento do mercado chinês foi responsável pela formação de uma joint-venture com um parceiro local para amalgamar o know-how da Zeppelin com os requisitos do mercado na China.
2009
Aquisição
-
Reimelt Henschel GmbH
-
BAD Baustellen- Absicherung Dietrich GmbH & Co. KG
O acelerado crescimento da Índia foi a razão para fortificar a subsidiária existente através da aquisição da Alpha Engineering e aumentar a capacidade de engenharia. Esta aquisição é a base para futuras oportunidades de crescimento na Índia.
2007
Aquisição
FAT Filtertechnik
Concentração do Negócio de Motores
Zeppelin Power Systems GmbH & Co. KG
Aquisição da divisão da tecnologia de materiais a granel da Chronos Richardson e fundação da Zeppelin Systems na Inglaterra.
Tradicionalmente, Chronos Richardson tinha bom acesso aos mercados asiáticos nas áreas de processamento de negro de fumo e dosagem. Através desta aquisição, Zeppelin expandiu seus negócios na Ásia e ao mesmo tempo estabeleceu uma base na Inglaterra.
A aquisição da FAT Filtertechnik permitiu que Zeppelin aumentasse seus próprios produtos de tecnologia de filtragem e desenvolvesse filtros especiais para aplicações em instalações industriais.
2008
Fundado
Zeppelin Systems Gulf
O forte crescimento nos países árabes requeriu maior presença e gestão de projetos na região. Foi fundada a Zeppelin Systems Gulf com unidade fabril de silos bem como uma base regional para outros segmentos do mercado.
2005
Aquisição
MHT Ludwigsburg e Fördertechnik Freital
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na
Armênia
A incorporação da MHT Ludwigsburg permitiu à Zeppelin abrir caminho no mercado de processamento de PVC e materiais compostos.
A parte da indústria de plásticos, que é um mercado tradicional para Zeppelin, foi feito um passo em direção projetos de plantas industriais para minerais e produtos de química fina mediante a incorporação da empresa FTF Fördertechnik Freital. Ao mesmo tempo, isto favoreceu a aproximação aos países da Europa Oriental.
2004
Aquisição
Motan Material Handling GmbH
Fundado
Zeppelin International AG
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na
Bielorrússia.
Como parte da expansão estratégica das suas atividades, Zeppelin entrou no mercado da Indústria de Transformação. A experiência no processamento de borrachas e compostos plásticos foi incorporada à Zeppelin através da aquisição da Motan Materials Handling GmbH.
2001
Assume
Vendas de motores marítimos MaK
Fundado
-
Polymer Alliance com Japan Steel Works e Haver & Boecker
-
MaK Germany GmbH & Co. KG, Hamburgo
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar no
Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão
Foi fechada uma parceria com JSW para extrusoras e H&B para tecnologias de embalagens sob o nome de Polymer Alliance, a fim de completar a cadeia de valor agregado para a concepção e construção de sistemas para polímeros. Atuando como único fornecedor, Polymer Alliance pode entregar sistemas completos para as "etapas posteriores ao reator" de uma única fonte.
2003
Aquisição
Vermietaktivitäten der MVS AG
Fundado
MSV Zeppelin GmbH & Co. KG
Com o crescimento da produção de polímeros na China, foi necessário converter o escritório de representação em uma empresa própria, especialmente devido as adjudicações de contratações locais. Foi fundada a Zeppelin China Beijing.
2002
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar no
Sudoeste da Rússia
1998-1999
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar no
Noroeste da Rússia
Devido a crescente participação da Zeppelin em projetos de instalações industriais internacionais foram estabelecidas subsidiárias em mercados relevantes para a indústria petroquímica (Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, USA). Desta forma, Zeppelin se situou perto dos clientes para proporcionar-lhes gestão de projetos. A planta na Bélgica para a fabricação de silos está localizada às margens da água, não somente para melhorar o acesso às indústrias petroquímicas na Bélgica e Holanda, mas também para permitir transportes diretamente via fluvial /marítima.
1996
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na
Ucrânia
1992
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na Áustria
Transporte pneumático, sendo a principal especialização em instalações industriais de movimentação de produtos a granel, passou a ser parte integrante do know-how da Zeppelin através da aquisição da AVT-Anlagen- und Vertriebstechnik GmbH; abrindo o caminho para o fornecimento de instalações industriais internacionais.
1995
Mudança de nome para
Zeppelin GmbH e reestruturação do grupo na indústria e comércio.
1991
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na
República Checa
1987
O crescimento da indústria petroquímica no Brasil repercutiu em um aumento da demanda por fornecedores locais para a tecnologia de silos e transporte. Baseada na cooperação tecnológica com Johannes Möller, JMB foi adquirida em 1987. Hoje sua razão social é Zeppelin Systems Latin America Equipamentos Industriais Ltda. com vendas, engenharia e fabricação de silos e componentes em São Paulo.
1950
Fundado
Metallwerk Friedrichshafen GmbH (hoje Zeppelin GmbH)
Após a total destruição da planta industrial da Zeppelin durante a segunda guerra mundial foi fundada a Metallwerke Friedrichshafen GmbH em 1950, cuja razão social posteriormente foi alterada para Zeppelin Metallwerke, e em 1995 se transformou em Zeppelin GmbH, como é conhecida na atualidade. Foram introduzidas novas diretrizes às suas atividades - inicialmente bem sucedidas no segmento de fabricação de tanques e componentes.
1990
Assume
Planta AVT e Engenharia de Processo
Fundado
Subsidiárias na Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, EUA, Brasil, China, Arábia Saudita e Grã-Bretanha
1954
Zeppelin torna-se revendedor Caterpillar na
Alemanha
Zeppelin conseguiu garantir um acordo exclusivo para os direitos de venda e manutenção de máquinas de construção Caterpillar. Um novo campo de negócios foi criado, representando um marco histórico na vida da companhia.
1908
Fundado
Luftschiffbau Zeppelin GmbH e Fundação Zeppelin
O Conde Ferdinand von Zeppelin (1838-1917) fundou a empresa Luftschiffbau Zeppelin GmbH em Friedrichshafen. Ele foi capaz de fundar a empresa devido a espetacular campanha de captação de recursos após uma tormenta ter destruído seu quarto dirigível. Ao valor de seis milhões de Reichsmark, a doação recebida representou maior campanha voluntária de captação de recursos no Império Alemão e a arrecadação não só foi usada como capital inicial para Luftschiffbau Zeppelin GmbH mas também permitiu ao Conde Zeppelin criar uma fundação. Até hoje, a Fundação Zeppelin (Zeppelin Stiftung) está envolvida na ZeppelinN GmbH através da Luftschiff Zeppelin GmbH.