top of page

SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Caso queira saber mais sobre os produtos que compõem um sistema de transporte pneumático, no final desta página estão disponíveis cada um deles com suas respectivas funções.

Visite o ZeppShop ou peça o orçamento

Descrição

A Zeppelin Systems Latin America oferece transporte para praticamente todo tipo de material sólido seco, seus projetos podem transportar tanto em fase diluída como em fase densa, variando de acordo com o produto especificado. Seja para descarregar tanques, encher silos ou alimentar sistemas, o equipamento garante segurança no transporte, tanto por pressão positiva quanto negativa, otimizando ao máximo o sistema de nossos clientes.

transporte pneumatico.JPG

A Zeppelin faz o seu fornecimento de acordo com o produto especificado pelo cliente, por exemplo, para casos onde o material é higroscópico (substância com alta capacidade de absorver água), ar seco é o mais adequado, assim como para produtos potencialmente explosivos o mais indicado seria um gás inerte tal como o nitrogênio.

O transporte pneumático na maioria dos casos se apresenta da seguinte forma:

Vejamos agora como são divididos os sistemas de transporte pneumático

Transporte Pneumático feito em fase diluída

Transporte pneumatico fase diluida(1).pn

Os grãos são transportados de forma contínua e com uma concentração pequena dentro do tubo, o que obriga a pressão a ser alta e constante, é importante observar que aqui há bastante ar para pouco produto transportado, porém a velocidade deste tipo de transporte é alta comparada a fase densa. Para que a constância na injeção de ar ocorra são utilizados ventiladores, sopradores ou compressores de ar, este transporte é mais utilizado para pós e materiais não abrasivos, pois as propriedades destes materiais permitem que o transporte seja feito de forma mais abrupta.

Transporte Pneumático feito em Fase densa

Transporte_pneumatico_fase_densa.png

Considerada mais eficiente que a fase diluída, a fase densa transporta os grãos em pequenas dunas dentro do tubo, o que obriga a pressão a ser alta e intercalada (pulsante), este transporte é mais devagar que o anterior, é importante observar que aqui cada pulso de ar move uma quantidade maior de matéria-prima (economia de energia), este transporte permite que materiais abrasivos e de difícil fluidização sejam transportados sem maiores problemas, geralmente é utilizado para grânulos e materiais abrasivos.

Transporte pneumático feito em fase densa com tecnologia pipe-in-pipe

Transporte_pneumatico_fase_densa,_pipe_i

Os grãos também são transportados em pequenas dunas, porém necessita-se de uma injecção de ar localizada para que não ocorram obstruções completas da passagem de ar (entupimentos), este transporte é utilizado quando o produto é abrasivo e precisa ser transportado numa velocidade baixa com pouco atrito entre o produto e a tubulação, preservando o produto e o sistema de transporte. 

Transporte pneumático feito em fase densa com tecnologia bypass valve

Transporte_pneumático_fase_densa_com_te

Assim como na tecnologia pipe-in-pipe, o transporte dos grãos é feito em dunas com injeções de ar, porém sensores dizem quando e onde é necessário injetar o ar (gerando economia de energia).

Neste caso, por conta de propriedades do material transportado podem  ocorrer entupimentos sucessíveis no transporte, mas a tecnologia bypass overflow garante a não obstrução dos tubos e torna o transporte o mais confiável possível, com uma otimização completa assegurando que o transporte não passará por nenhum problema futuro.

Transporte pneumático a vácuo

Esse tipo de transporte, também conhecido como transporte com pressão negativa, é comumente utilizado para transportar materiais de fontes para um único receptor. Devido a baixa pressão utilizada, a válvula rotativa necessária é mais barata, entretanto se tornam precisos elementos filtrantes maiores devido ao volume superior de ar em condições de pressão negativa no filtro. Este tipo de sistema também oferece maior proteção contra vazamentos, já que o mesmo trabalha em pressões inferiores a atmosférica. 

00000866_tubulaa-a-es-transporte-pneuma-

 Principais Benefícios

  • Sistema Pneumático capaz de eliminar o desperdício de matéria-prima e a contaminação de produtos;

  • Ganho de eficiência desejada ao ter a quantidade necessária de produto no destino final;

  • Redução quase a zero do número de operadores necessários para realizar o mesmo trabalho quando manualmente;

  • Otimização de produção (sem paradas e totalmente automatizado);

  • Aumento dos lucros (os gastos são reduzidos e ganha-se muito quando falamos de tempo);

  • Aumento da capacidade de transporte (transporta continuamente quantidades grandes de material).​


Para saber mais sobre o transporte pneumático clique aqui.

Balança.JPG

Balança - Equipamento responsável pela pesagem de material. 

Chute de Desvio.JPG

Chute de Desvio - Seu funcionamento é extremamente parecido com o de uma válvula rotativa, a diferença é que este funciona quando a ação da gravidade direta no sistema, (geralmente fica em baixo de silos ou moegas).

Silo.JPG

Silo - Local de armazenagem de matéria, consegue armazenar quantidades altíssimas de material. 

Destino de Material.JPG

Destino de Material - Local em que o produto será descarregado, podendo alimentar até mesmo outro sistema ou caminhões.

Silo Especial.JPG

Silos Especiais - São silos que apresentam características e funções além da de armazenamento. No caso do sistema acima, é demonstrado um silo de homogeneização, construído para misturar o material de seu interior, trazendo assim uma homogeneização do sistema (na indústria, produtos de fornecedores podem vir com algumas pequenas interferências que atrapalham).

Moega.JPG

Moega - Recipiente de armazenamento temporário de material, muito utilizado na descarga de big bags ele também ajuda a controlar a vazão do descarregamento de material.   

Sistema de Despoeiramento.JPG

Sistema de Despoeiramento - Quando se trabalha com resíduos sólidos, por lei, estes não podem ser encaminhados para o ambiente externo, o sistema de despoeiramento filtra o ar e não deixa que resíduos sejam levados ao ambiente externo.

Quebra Grumos.JPG

Quebra Grumos - Equipamento utilizado para quebra de aglomerados de material que são um empecilho para o sistema.

Soprador.JPG

Soprador - Controlador de fluxo de ar para atender diferentes capacidades, distâncias e produtos em linhas de transporte pneumático.

Rosca Dosadora.JPG

Rosca Dosadora - Dosa com precisão o fluxo que o material irá seguir pelo sistema.

Valvula de Desvio.JPG

Válvula de Desvio - Válvula responsável por guiar o caminho do material quando existe mais de um caminho possível, assim ele pode alimentar dispositivos diferentes de um mesmo sistema sem qualquer problema.

Rosca Transportadora.JPG
Separador Magnetica Gravitacional.JPG

Separador Magnético Gravitacional - Equipamento cuja funcionalidade se baseia na retirada de resíduos metálicos indesejados que possam se encontrar misturados ao produto no interior do sistema.

Valvula Rotativa.JPG

Válvula Rotativa - Esta válvula recebe duas principais funções em um sistema: ela pode tanto controlar o ritmo em que o material é introduzido ao sistema, como também pode impedir que o meio externo interfira na pressão do sistema.  

Vaso de Pressão.JPG

Vaso de Pressão - Geralmente utilizado para alimentar linhas de transporte pneumático que operam em fase densa.

bottom of page